• Leo C. Arantes

10 Teorias sobre Dark e o que pode acontecer na 3ª temporada


Dark é um série repleta de mistérios e complexidades que só uma ficção científica sobre viagem no tempo poderia criar, e não obstante angariou fãs nos quatro cantos no mundo, se tornando a série de língua não inglesa mais assistida da Netflix e sendo escolhida como a melhor série original da plataforma de streaming.


E como um aquecimento para terceira e última temporada, falaremos hoje sobre 10 teorias e mistérios que esperamos serem revelados e/ou confirmados na temporada que estreia em 27 de junho.

Peter Doppler

Peter é um dos personagens mais enigmáticos da série. Além de não o vermos em outras épocas, principalmente em 1986/1987, quando ele supostamente seria jovem, também não há muita certeza de que Helge Doppler seja seu pai, apesar de ambos terem uma certa dificuldade em se comunicarem, como vemos quando Helge conversa com Claudia na primeira temporada e as várias vezes em que Peter tenta se abrir com Charllote, a instabilidade mental de Helge é uma grande barreira para sua paternidade. Esperamos que o terceiro ano da série nos revele a identidade de sua mãe e se ele realmente é filho de Helge.

Bartosz

Assim como Peter, Bartosz também não é visto em outras versões, apesar de ser recrutado por Noah para a Sic Mundus. Mas um personagem que aparece logo na primeira cena da segunda temporada despertou a curiosidade dos espectadores e pode ter revelado o fim de Bartosz. Em 1921, Noah jovem e mais um homem estão escavando as cavernas de Winden, no que viria ser a passagem do Buraco de Minhoca. Em seu diálogo, após o homem dizer se perguntar se paraíso e inferno não são a mesma coisa, Noah o questiona se ele perdeu a fé, o homem então diz "ter esperado muito por esse momento" e que "é interessante que seja você (Noah)", justamente por ter sido Noah quem o recrutou em 2019 e agora ele o matará.

Outra pista de seu futuro pode ter sido dada em uma fala de Agnes Nielsen à Doris Tiedemann. Quando perguntada sobre seu marido, Agnes diz que ele "era uma pastor, mas que não podia dizer que era um homem de fé". Será Bartosz pai de Tronte e avô de Ulrich? Consequentemente bisavô de sua amada Martha?

Duas realidades desde o começo?

Alguns espectadores repararam algumas diferenças sutis em alguns takes durante as duas primeiras temporadas e a teoria de que a série nos está apresentando duas realidades desde o começo ganhou força, especialmente nos últimos dias antes da estreia da temporada derradeira. O que corrobora com essa hipótese é justamente a relação da série com o número 3, como os 3 ciclos de 33 anos entre os 3 períodos de tempo principais; ou seja, o novo mundo, para onde Jonas vai no final da segunda temporada, é na verdade, a terceira realidade apresentada.


Para não deixar o número 3 de lado, vou mostrar 3 detalhes que podem confirmar essa teoria:

Em um dos episódios, em uma a foto da família Kahnwald todos estão sorrindo, exceto Michael/Mikkel; em outra todos estão sérios.

A TV do bunker na hora que Erik Obendorf está na cadeira/máquina do tempo, está passando o clipe da música "Irgendwie, Irgendwo , Irgendwann", da cantora Nena (que fala de viagem no tempo, por sinal) no primeiro episódio da primeira temporada; já no segundo episódio está passando um programa sobre buracos de minhoca, apresentado por H.G. Tannhaus, o relojoeiro. Como ele seria conhecido o suficiente para ter um programa de TV próprio, se ele era apenas um relojoeiro de uma cidadezinha no interior?

Também na primeira temporada, mas no episódio 6, vemos Ulrich e Hannah adolescentes no ponto de ônibus durante o que achamos ser o momento do acidente na usina nuclear. Repare que as paredes estão limpas, sem nenhum cartaz; pouco mais de um minuto depois, vemos Tronte no mesmo lugar, porém as paredes estão repletas de cartazes do desaparecimento do Mads.

A realidade da Martha alternativa realmente vai quebrar o ciclo?

Ao final da segunda temporada, uma Martha de um mundo alternativo aparece e salva Jonas do apocalipse, após ele presenciar Adam matar Martha do seu mundo. Mas com todo o determinismo presente na série, nos questionamos se essa viagem para outra realidade já não estava predeterminada; pois se Adam realmente é Jonas idoso, ele mesmo já não teria passado por isso?

A mulher do lago

Em um dos episódios da segunda temporada, quando os adolescentes estão no lago, para assustar Martha, Bartosz conta uma lenda de que uma mulher de vestido foi morta no lago e seu corpo ainda está lá. Nada de mais, não é mesmo? Entretanto o produtor e diretor da série, o alemão Baran Bo Odar, posta várias fotos de bastidores em seu perfil em seu perfil no Instagram, e uma delas colocou uma pulga atrás da orelha dos fãs: a atriz que interpreta Hannah, aparece com um vestido, bem ao estilo anos 1950, com um pingente de São Cristóvão, o mesmo que Jonas acha na areia do lago e dá à Martha. Além disso, no teaser/trailer da terceira temporada, vemos alguém atacando outra pessoa no que aparenta ser a beira do lago também. Seria Hannah a tal mulher morta no lago? Se sim, quem a matou e porquê?

Mikkel tentou voltar

Alguns, como eu, podem ter se perguntado "porquê Mikkel não tentou voltar ao seu tempo?" e, não encontrando respostas, tomou isso como um erro no enredo de Dark. Porém, um fã da série encontrou, depois de analisar minuciosamente as anotações no mapa, evidências de que Mikkel tentou sim encontrar a passagem na caverna novamente, e inúmeras vezes. Nessas anotações esse fãs encontrou frases como "estou perdendo minhas memórias...", "não dá pra passar" e "mais uma vez preciso começar de novo 6 de agosto de 2003", esta última frase, além de mostrar que o personagem passou 19 anos tentando retornar, também levantou a hipótese desta ser a data de nascimento do seu filho Jonas, o que o fez desistir de voltar para seu tempo e dedicar sua vida ao filho.

Ines sabia de tudo

Alguns fãs levantaram a hipótese de que Ines Kahnwald também é uma integrante da seita Sic Mundus, isso porque ela aparenta saber mais do que outros sobre viagens no tempo e suas atitudes com Mikkel sempre pareceram um tanto suspeitas, como quando ela liga para Egon Tiedemann, ao invés da polícia, assim que percebe que Mikkel não está em casa, e foi levado por Ulrich às cavernas para voltarem para seu tempo, além de drogar o garoto para que ele se esquecesse de seu passado (no futuro).

Os pais de Agnes e Noah

Agnes e Noah são dois dos personagens que mais influenciaram os acontecimentos em Dark e que mais usaram a viagem no tempo, porém suas origens ainda são uma incógnita. Em 1921, quando Jonas é enviado 132 anos no passado, após adentrar a partícula de Deus, na usina nuclear em 2053, ele é ajudado por trabalhadores rurais que o levam à pensão de Erna, onde vivem Noah jovem e Agnes ainda criança. Os dois irmãos, entretanto, não parecem ser filhos da dona da pensão, um prato cheio para a criação de teorias. Uma delas diz que Agnes e Noah são filhos de Franziska e Magnus, que voltaram ainda mais no tempo, quando Jonas adulto os salvou no apocalipse (veja última teoria deste artigo). O que pode colaboram com essa teoria é, caso ela esteja usando seu nome de solteira, Agnes Nielsen, pois seu marido já é falecido, este sobrenome seria o mesmo de seu suposto pai, Magnus.

Quem é Boris Nielwald e Aleksander Koller

A verdadeira identidade de Aleksander/Boris, é um dos grandes mistério de Dark, por uma série de fatores. Ele surge na floresta fugindo de um crime, possivelmente um assalto mal sucedido, onde o verdadeiro Aleksander Koller pode ter sido morto por Boris. Para escapar da polícia, ele troca sua identidade com Aleksander e passa a usa o nome de sua possível vítima, e futuramente, o sobrenome de sua esposa, Regina Tiedemann, o que, convenhamos, não é muito comum. Além disso, o seu sobrenome original, Nielwald, sugere uma junção dos nomes Nielsen e Kahnwald, o que fez os espectadores criarem várias teorias de quem são seus pais, se ele veio do futuro, ou mesmo do universo 2.

A carta de Martha a Jonas adulto

Ao final na segunda temporada, o apocalipse finalmente acontece e Jonas, tanto o jovem quanto o adulto, correm contra o tempo para salvar o maior número de pessoas, seja colocando-as no bunker ou levando-as para outro tempo. Essa segunda opção foi a que Jonas adulto escolheu para salvar Bartosz, Magnus, Franziska, logo após Noah jovem o entregar uma carta, supostamente escrita por Martha, gerando algumas dúvidas quanto ao conteúdo e até mesmo quanto ao autor da carta. O estava escrito nela para Jonas se preocupar tanto com aqueles jovens que até então não eram sua prioridade? Será que a carta foi realmente escrita por Martha ou é mais uma manipulação de Adam e Noah? Para quando Jonas levou os adolescentes?

Além de Bartosz, já citado anteriormente, um casal já adulto aparece ao lado de Adam em 1921, na base da Sic Mundus, dando a entender que são Magnus e Franziska. Será que Jonas os levou para 1888, para fundar a Sic Mundus na tentativa de frustar os planos de Adam, e assim ele se torna aquilo que quer impedir? Exatamente como Claudia e a morte de seu pai e Jonas adolescente e o suicídio de Michael/Mikkel?

Extra: tapa-olho do Woller

Esse mistério pode ter sido colocado apenas para confundir os espectadores. Durante as duas primeiras temporadas vimos o assistente da detetive Charlotte Doppler, Torben Woller, usar um tapa-olho e várias teorias foram criadas a cerca desse ferimento, porém essa característica pode ser a única, em toda a série, que não tenha nenhum significado para a trama geral. Lembrando que o Woller da realidade 2, aparece no trailer com o braço esquerdo amputado, ou seja, no outro universo ele também tem uma deformidade, porém em outro membro do corpo.

Estes e outros mistérios devem ser respondidos na terceira temporada da série alemã, que estreia dia 27 de junho na Netflix. Fique ligado no nosso Instagram @hype.infinito e no nosso twitter @hype_infinito, para mais conteúdo de Dark e cultura pop. Você também pode ler as críticas da primeira e segunda temporadas de Dark clicando aqui (1ª Temporada - 2ª Temporada), e relembrar como foi a preparação para o grande clímax.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo