• Leo C. Arantes

7 Perguntas que não Foram Respondidas Pela 3ª Temporada de Dark (com spoilers)

ESTE ARTIGO CONTÉM SPOILERS DA 3ª TEMPORADA

A terceira temporada de Dark chegou cercada de expectativas e graças aos produtores a grande maioria delas foi atingida, encerrando os três ciclos de maneira mais que satisfatória. Porém algumas dúvidas ainda ficaram sem serem sanadas e aqui listaremos algumas delas.

Quem é Aleksander Koller/Boris Niewald?

O mistério a cerca da verdadeira identidade de Aleksander/Boris e seu passado foi um dos pontos principais da segunda temporada, sendo, inclusive, o causador indireto do Apocalipse. O detetive Clausen, em busca do assassino de seu irmão, Aleksander Koller, chegou até Winden e, suspeitando de Aleksander Tiedemann, mandou abrir os barris radioativos, dando início ao fim do mundo.

A dúvida se Aleksander era mesmo o assassino até foi respondida, porém em uma cena muito rápida, sem muitas explicações, e ainda mais por ter sido o Aleksander Tiedemann do mundo 2 a responde-la, o público ficou decepcionado, pois além de terem sido criadas inúmeras teorias a seu respeito, essa trama foi muito importante para o desenvolvimento da temporada anterior.

Quem são os Tannhaus?

No núcleo situado na Winden do mundo principal em 1888, somos apresentados a Gustav Tannhaus, um homem cego com uma bengala com as inscrições "Sic Mundus Creatus Est", revelando que a sociedade secreta que tentava criar uma máquina do tempo já existia muito antes de Jonas chegar lá. Ele é o segundo na linhagem Tannhaus e avô de H.G. Tannhaus, o relojoeiro de Winden que já conhecemos. Nos é revela que o fundador da Sic Mundus foi seu pai, Heinrich Tannhaus, e que sua mãe se chamava Charllote. Porém sua origem continua um completo mistério, levantando outros questionamentos sobre o mundo Gênesis (o mundo original destruído por H.G. Tannhaus quando tentou trazer seu filho, nora e neta dos mortos), pois se a Sic Mundus e a ideia de viajar no tempo já estavam na família à três gerações antes de H.G. Tannhaus, pode ser que esse conceito também haja no mundo Gênesis.

Qual a origem do relógio da Charllote?

Outro mistério que vimos ter relação com os Tannhaus é sobre o relógio com a inscrição "Para Charlotte". O vimos pela primeira vez na primeira temporada, quando Noah o entrega para Elisabeth, sua futura esposa e mãe de sua mãe, Charllote. Porém, na terceira temporada, vemos o que pode ter sido a origem deste relógio: Gustav Tannhaus ganha o relógio de seu pai, Heinrich Tannhaus, que diz ter pertencido a sua falecida esposa, Charlotte, mãe de Gustav.

O que ainda nos intriga é como o relógio foi parar nas mãos de Noah e qual foi seu paradeiro até lá. ele ficou nas mãos de Gustav até esse ser assassinado pelo Infinito (filho de Jonas e Martha 2)? O infinito levou o relógio até Eva? Se sim, mas e depois, omo ele retornou até o mundo 1?

O Nome Charlotte

O nome Charlotte também é bastante intrigante, pois a neta de H.G. Tannhaus também se chamava assim, e após o acidente de carro que seu filho Marek sofre, vitimando ele, sua filha e sua esposa Sonja, o relojoeiro recebe a visita de duas mulheres que o entregam um bebê, a Charlotte que conhecemos: será esse nome uma homenagem a neta de Tannhaus, ou ela já tinha esse nome antes de ser entregue a ele? E a avó de H.G. Tannhaus que também se chamava Charlotte? Ela era alguém relevante ou apenas uma coincidência?

Quem são os membros originais da Sic Mundus na foto?

Na primeira temporada, Charlotte encontra uma fotografia dos membros da Sic Mundus no meio das coisas de seu avô adotivo, o relojoeiro H.G. Tannhaus, e é nessa foto que Elisabeth reconhece o homem que a deu o relógio de sua mãe, Noah, seu futuro marido. A partir daí várias teorias foram criadas e os fãs tentaram desvendar quem eram os outros integrantes da sociedade secreta. Podemos identificar a maioria como Magnus, Franciska, Bartosz, Agnes e Noah a frente, próximos de Adam, que está sentado, porém as pessoas que se encontram no fundo são desconhecidas, e alguns fãs especularam sobre suas identidades. Podemos citar alguns:

  • Charlotte - que passa a fazer parte da Sic Mundus em 2053, mas não aparece no passado, momento em que a foto foi tirada;

  • Ines - muito se especulou sobre ela fazer parte da Sic Mundus por aparentar saber coisas antes dela acontecerem, e pela semelhança física é bem provável que seja ela, mais velha, na foto, mas nada foi confirmado, e

  • Peter - porém ele morre ainda em 2020, tentando defender Elisabeth de um estranho que invadiu o trailer onde ele e sua filha moravam para estupra-la.

O que estava escrito nas páginas que Claudia entregou a Noah? E quem escreveu o caderno?

O caderno contendo notas e diagramas que revelam o futuro de Winden e seus habitantes foi alvo de intensa investigação durante as duas primeiras temporadas, especialmente por parte de Adam e Noah, que ao encontrar as últimas páginas perdidas do caderno e descobrir a verdade, se rebela contra seu líder e acaba morto pela própria irmã, Agnes.


Apesar de pequenos trechos serem mencionados durante a série e algumas páginas terem sido decifradas por fãs mais atentos, seu conteúdo permanece oculto a vista dos espectadores, e apesar de vermos o Desconhecido (filho de Jonas do mundo 1 e Martha do mundo 2) escrevendo algo na última página do caderno na terceira temporada, várias dúvidas ainda não foram respondidas, inclusive se foi ele quem escreveu tudo o que está lá, além de não sabermos totalmente o que continha nas páginas que Claudia arrancou.

E o Tapa-olho do Woller?

Esse foi mais uma piada dos produtores do que um mistério da trama. Na primeira temporada vemos Torben Woller, o auxiliar da detetive Charlotte Doppler, com um tapa-olho; na segunda temporada ele usa um óculos que também servia como tapa-olho e na terceira temporada, no mundo alternativo, onde algumas coisas são diferentes do que no mundo original, o vemos com o braço esquerdo amputado. Há quem diga que o ator que interpreta Woller, Leopold Hornung, tivesse sofrido algum acidente ou sofria com algum problema em seu olho, e os produtores resolveram gravar com ele usando um tapa-olho, sem nenhuma pretensão de inserir isso na resolução da trama. Como os fãs criaram um mistério que não existia, os produtores alimentaram esse mistério; e na última cena do último episódio parecia que tudo seria explicado, mas no meio da fala de Woller, houve um apagão e nós ficamos sem saber o que aconteceu om seu olho.


Esse foram alguns mistérios que perduraram após o fim de Dark. Quer saber mais sobre a série alemão da Netflix que vem deixando os fãs malucos ao redor do mundo? Acesse os links a seguir ou vá nas abas de séries e especiais no topo da página, para conferir artigos especiais e as críticas das 3 temporadas.


Dark - 1ª temporada - Sem Spoilers

Dark - 2ª Temporada - Sem Spoilers

Dark - 3ª Temporada - Sem Spoilers (em breve)

10 Teorias sobre Dark e o que pode acontecer na 3ª temporada

5 Mistérios que o trailer de Dark deixou no ar

477 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo